<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss version="2.0"
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
	xmlns:wfw="http://wellformedweb.org/CommentAPI/"
	xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
	xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"
	xmlns:sy="http://purl.org/rss/1.0/modules/syndication/"
	xmlns:slash="http://purl.org/rss/1.0/modules/slash/"
	>

<channel>
	<title>Favela &#8211; Manguinhos On-line</title>
	<atom:link href="https://manguinhosonline.com.br/tag/favela/feed/" rel="self" type="application/rss+xml" />
	<link>https://manguinhosonline.com.br</link>
	<description>Jornalismo comunitário feito em Manguinhos</description>
	<lastBuildDate>Mon, 17 Aug 2026 01:16:47 +0000</lastBuildDate>
	<language>pt-BR</language>
	<sy:updatePeriod>
	hourly	</sy:updatePeriod>
	<sy:updateFrequency>
	1	</sy:updateFrequency>
	<generator>https://wordpress.org/?v=7.1.2</generator>
	<item>
		<title>Vozes de Manguinhos #6 – Letícia Alves</title>
		<link>https://manguinhosonline.com.br/vozes-de-manguinhos-6-leticia-alves/</link>
					<comments>https://manguinhosonline.com.br/vozes-de-manguinhos-6-leticia-alves/#respond</comments>
		
		<dc:creator><![CDATA[Adriano Rodrigues]]></dc:creator>
		<pubDate>Sun, 16 Aug 2026 19:00:00 +0000</pubDate>
				<category><![CDATA[Vozes de Manguinhos]]></category>
		<category><![CDATA[História e memória]]></category>
		<category><![CDATA[Juventudes]]></category>
		<category><![CDATA[Manguinhos]]></category>
		<category><![CDATA[cultura]]></category>
		<category><![CDATA[cultura de Manguinhos]]></category>
		<category><![CDATA[Ecomuseu de Manguinhos.]]></category>
		<category><![CDATA[Favela]]></category>
		<category><![CDATA[identidade]]></category>
		<category><![CDATA[Letícia Alves]]></category>
		<category><![CDATA[memória]]></category>
		<category><![CDATA[memória comunitária]]></category>
		<category><![CDATA[Museologia]]></category>
		<category><![CDATA[Museologia Social]]></category>
		<category><![CDATA[pertencimento]]></category>
		<category><![CDATA[saberes tradicionais]]></category>
		<category><![CDATA[Território]]></category>
		<category><![CDATA[Vila Turismo]]></category>
		<guid isPermaLink="false">https://manguinhosonline.com.br/?p=1744</guid>

					<description><![CDATA[Entre memórias, pertencimento e cultura, Letícia Alves fala sobre sua trajetória e os caminhos para preservar e fortalecer as histórias de Manguinhos.]]></description>
										<content:encoded><![CDATA[
<p class="wp-block-paragraph"><strong>Memória, cultura e pertencimento atravessam a trajetória de Letícia Alves.</strong> Nascida e criada na Vila Turismo, em Manguinhos, ela é estudante de Museologia na UNIRIO, pesquisadora, escritora e atua em diferentes iniciativas ligadas à preservação e à valorização das histórias e dos saberes do território.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Nesta edição do <em>Vozes de Manguinhos</em>, Letícia fala sobre sua relação com o lugar onde cresceu, as mudanças na forma como passou a compreender sua própria identidade e a importância de moradores e favelas participarem da construção das narrativas sobre suas histórias. Entre lembranças, afetos e experiências, ela nos convida a olhar para Manguinhos também a partir de sua memória, de sua cultura e dos conhecimentos produzidos por quem vive o território.</p>



<p class="wp-block-paragraph">1. <strong>Conte um pouco de você e da sua história em Manguinhos.</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Meu nome é Letícia Alves, tenho 28 anos e sou nascida e criada em Manguinhos, mais especificamente da Vila Turismo. Minha família materna veio de Natal, Rio Grande do Norte, e minha mãe Adélia chegou em Manguinhos aos 9 anos com minha avó Helena e seus 6 irmãos. Com o tempo minha avó e alguns dos meus tios voltaram pro RN, mas nós continuamos aqui.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Estou cursando Museologia na UNIRIO, sendo a primeira mulher da família a entrar na universidade, e no momento estou fazendo muitas coisas, e quase todas (senão todas), perpassam o território.&nbsp;</p>



<p class="wp-block-paragraph">Sou bolsista IC- Manguinhos da Fiocruz, um programa de Iniciação Científica da instituição voltada para Manguinhos. Sou orientada pela Dra. Liane, e junto dela e da equipe (que continha psicólogos, comunicadores, antropólogos, etnógrafos, e eu, graduanda em Museologia) trabalhamos na pesquisa de Modos de brincar e cuidar de crianças, na qual visava compreender como as brincadeiras podem influenciar no desenvolvimento psicomotor e social, que brincadeiras ainda se mantinha, quais saíram, como as telas está afetando o desenvolvimento e como as brincadeiras afetam as relações das crianças entre si, com os responsáveis e com o ambiente que estão inseridos. Nesta pesquisa trabalhei o conceito de divulgação científica alargada ao fazer uma exposição com os desenhos e fotos das crianças brincando, mostrando o desenvolvimento delas, as relações construídas e as visões dos pequenos sobre o trabalho realizado. Os responsáveis, os médicos e as crianças puderam ver o quanto é bom o ato de brincar.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Trabalho também no Ecomuseu de Manguinhos, que faz parte da Rede CCAP, como bolsista, para a construção de um acervo e exposição contando a relação da rede e do território. Pretendemos inaugurar a exposição ainda este ano, no final de setembro.&nbsp;</p>



<p class="wp-block-paragraph">Por fim, mas não menos importante, também sou bolsista de uma pesquisa sobre Saberes Tradicionais de Manguinhos e Maré, que está buscando entender o que é tradicional para esses territórios, que saberes devem ser preservados e valorizados. Nesses dois complexos encontramos, pescadores, quadrilheiros, erveiras, mestres de capoeira, babalorixá. Estamos na etapa de transcrição das entrevistas e o resultado deste trabalho deve ser divulgado ano que vem.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Bem, dá pra ver que sempre tô envolvida em algo kkkkkk, mas para além da carreira acadêmica, eu também sou escritora. Atualmente decidi oficialmente assinar pelo nome artístico de Letícia Alviéra (junção dos meus sobrenomes), já participei de uma coletânea de poesias, uma coletânea de contos e atualmente estou tentando vencer a procrastinação para terminar o meu primeiro romance que pretendo lançar no máximo ano que vem.</p>



<p class="wp-block-paragraph">2. <strong>Que lembranças, cenas ou sentimentos aparecem quando você pensa em Manguinhos?</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Desde pequena sou uma pessoa mais introvertida e medrosa, quando criança brincava mais com as crianças do meu beco e não saia muito dele, então no geral não conheço muitas pessoas do território e elas também não me conhecem. Sinto que posso passar a impressão de “metida”, mas sou apenas introvertida mesmo kkkkk, mas acho que essa ideia de “metida” combinaria com o meu eu adolescente.&nbsp;</p>



<p class="wp-block-paragraph">Minha relação com Manguinhos nem sempre foi boa, quando criança tive memórias boas apesar das memórias ruins de tiroteios intensos no qual demorei pra me acostumar (sendo que isso nem deveria ser algo normalizado, principalmente tão novo). Durante toda a adolescência tive a fase não querer ser associada a ideia de “favelada”, não gostava de funk, procurava não falar gírias e me vestir de forma que passasse a ideia de “favelada” pois achava que dessa forma eu conseguiria ser lida diferente por pessoas de fora… Aqueles papos besta de “meritocracia”, “não se deixou influenciar pelo ambiente que vive” e blá-blá-blá. Isso tudo caiu por terra pra mim quando com 19 anos, indo pro trabalho às 6h da manhã, e no trajeto que eu iria fazer pra ir pro ponto (ainda dentro da favela) um policial,&nbsp; a no máximo 2 metros de distância, apontou um fuzil pra minha cabeça, de mira e dedo no gatilho. Ele não falou nada, mas estava visivelmente determinado, só tinha ele e eu na rua, fiquei em choque mas dei meia volta e fui pro ponto pelo caminho mais longo enquanto o xingava mentalmente por me fazer chegar atrasada no trabalho,&nbsp; como qualquer CLT faria. Quando cheguei em casa, refleti sobre, e aí caiu a ficha de vez: estava deixando de respeitar quem sou e o meu território para não ser colocada numa caixinha “negativa”, e no final nada disso importava pois sempre seria lida dessa forma. A partir daí passei a olhar com mais afeto para Manguinhos, para os moradores e para mim. Entendi que existem diversas formas de ser favelada e cria, e que nenhuma delas é essencialmente ruim. Pra mim esse dia marcou o “Letícia, criada em Manguinhos” para hoje que considero “Letícia, cria de Manguinhos”.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Finalizando com memórias não violentas, tenho (agora que crescida) boas memórias das minhas vizinhas olhando a mim e ao meu irmão para certificar de que estávamos bem e contando pra minha mãe caso nós fizéssemos besteira. As festas juninas na rua do 20. Uma senhorinha (que até hoje não sei o nome) me contando sua história de vida triste e resiliente pra mim na rua do mais completo nada. Tia Nicinha implicando com todo mundo que passava (que Deus a tenha). Eu indo perturbar minha avó (que Deus a tenha também) que fofocava animadamente com as vizinhas no beco. A feira de domingo enorme que tinha na rua do 20 e na estrada de Manguinhos. Acompanhando minha mãe nas aulas da EJA que tinha na Rede CCAP. A diversidade de sons e músicas em cada ponto da favela (e como elas contam o clima do morador e até do território). E por último uma memória saudosista de cinéfila que até hoje não superou o fim da locadora que tinha na Estrada e que até hoje se lembra do cheiro e de andar atrás dos filmes que queria ver.</p>



<p class="wp-block-paragraph">3. <strong>Pela sua vivência, o que em Manguinhos precisa ser mais reconhecido, cuidado ou valorizado?</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Com essa pesquisa de Saberes Tradicionais que faço parte, ficou mais evidente para mim o quanto perdemos pessoas e práticas culturais importantes de Manguinhos. É normal, principalmente em favelas que são vivas e estão em constante mudança, que se perca, surjam novas, ou se questione o que é tradicional desses territórios. Em Manguinhos não conseguimos mais achar pessoas que foram benzedeiras, parteiras, rezadeiras e erveiras, que são práticas tradicionais muito ligadas ao cuidado comunitário e que são figuras importantes em muitas favelas, infelizmente na pesquisa vimos que essa falta não é exclusiva de Manguinhos e perpassa por diversos fatores.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Meu desejo é que Manguinhos vire uma efervescência cultural. Quero que nós venhamos valorizar os nossos mais velhos, as pessoas que as profissões estão se perdendo, e que reflitamos sobre resgatar e iniciar novas práticas culturais. Acho que Manguinhos só tem a prosperar em todos os sentidos se abraçar e valorizar essa ideia de ponto cultural.</p>



<p class="wp-block-paragraph">4. <strong>Como a sua vivência em Manguinhos influencia a sua atuação?</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Já pensei em muitas profissões até escolher de vez a Museologia, sempre pensei em profissões de cuidado social, até que entendi que existem diversas formas de cuidados e que Museologia poderia ser uma forma de cuidado meu com o meu território. Manguinhos é o principal motivo de eu acreditar na Museologia social, de trazer a luz e valorizar memórias e narrativas de sujeitos e povos menosprezados historicamente, e de que museus podem e devem ser espaços diversos, inclusivos e políticos. As favelas devem ter um museu pra ter autonomia em suas histórias, mas também conseguir acessar e se ver cada vez mais como protagonistas nesses espaços culturais tradicionais (centros de memórias, museus e etc)</p>



<p class="wp-block-paragraph">Museus são ferramentas de poder, eles são lugares de memória e de esquecimento, de vitória e de derrotas de narrativas, e é importante que as favelas e periferias participem, questionem e se façam presente nesses espaços.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Como Manguinhense e futura Museóloga, fico feliz de valorizar a cultura, a memória e preservar objetos e histórias para as futuras gerações, e que pela minha origem favelada, sei que serei uma profissional muito mais sensível, empática e comprometida em valorizar, histórias,&nbsp; pessoas e lugares constantemente inferiorizados.</p>



<p class="wp-block-paragraph">5. <strong>Que Manguinhos você gostaria de ver no futuro?</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Desculpa, acho que já falei o meu maior desejo pro futuro do território na pergunta 3 kkkkkkk.</p>



<p class="wp-block-paragraph">6. <strong>Que mensagem você deixaria para as pessoas que vivem e constroem Manguinhos?</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Acho que torço para que o Complexo de Manguinhos se veja realmente como um complexo e interaja cada vez mais entre si e não somente como Vila Turismo, Mandela, Varginha e etc. Só vamos conseguir ampliar nossa força e luta quando nos reconhecermos como unidade.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Também desejo que a gente seja cada vez mais empático para além da solidariedade do sofrimento (da limpeza das enchentes, das perdas em tiroteios, remoções de casas, das doenças), quero que sempre tenha conversas entre vizinhos, crianças brincando tranquilas nas ruas, e que festejemos juntos.</p>



<p class="wp-block-paragraph">&#8211;</p>



<p class="wp-block-paragraph">Ao falar sobre o futuro, Letícia aponta para um Manguinhos que reconheça e preserve suas memórias sem deixar de construir novas histórias. Um território que valorize seus mais velhos, seus saberes e suas práticas culturais, mas que também fortaleça os vínculos entre as diferentes comunidades que formam o Complexo de Manguinhos.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Seu desejo é que essa união não apareça somente diante das dificuldades. Que Manguinhos também se encontre na vida cotidiana: nas conversas entre vizinhos, nas crianças brincando nas ruas, na cultura, nas celebrações e nos momentos compartilhados.</p>



<p class="wp-block-paragraph">No fim, fica uma provocação que atravessa toda a entrevista: <strong>reconhecer Manguinhos como uma história construída por muitas histórias, e fortalecer os caminhos para que quem vive o território também possa preservar, contar e disputar a memória sobre ele.</strong></p>
]]></content:encoded>
					
					<wfw:commentRss>https://manguinhosonline.com.br/vozes-de-manguinhos-6-leticia-alves/feed/</wfw:commentRss>
			<slash:comments>0</slash:comments>
		
		
			</item>
		<item>
		<title>Manguinhos On-line completa um ano e lança novo site com identidade visual renovada</title>
		<link>https://manguinhosonline.com.br/manguinhosonline-com-br-manguinhos-online-completa-1-ano/</link>
					<comments>https://manguinhosonline.com.br/manguinhosonline-com-br-manguinhos-online-completa-1-ano/#respond</comments>
		
		<dc:creator><![CDATA[Manguinhos On-line]]></dc:creator>
		<pubDate>Tue, 14 Jul 2026 21:30:00 +0000</pubDate>
				<category><![CDATA[Manguinhos]]></category>
		<category><![CDATA[História e memória]]></category>
		<category><![CDATA[Notícias]]></category>
		<category><![CDATA[aniversário]]></category>
		<category><![CDATA[comunicação comunitária]]></category>
		<category><![CDATA[comunicação popular]]></category>
		<category><![CDATA[Favela]]></category>
		<category><![CDATA[identidade visual]]></category>
		<category><![CDATA[jornalismo comunitário]]></category>
		<category><![CDATA[Manguinhos On-line]]></category>
		<category><![CDATA[memória de Manguinhos]]></category>
		<category><![CDATA[novo site]]></category>
		<guid isPermaLink="false">https://manguinhosonline.com.br/?p=1664</guid>

					<description><![CDATA[Jornal comunitário criado por moradores celebra a trajetória iniciada em 2024 e amplia a cobertura de notícias, cultura, memória e oportunidades no território.]]></description>
										<content:encoded><![CDATA[
<p class="wp-block-paragraph">O Manguinhos On-line completou, nesta terça-feira (14), um ano desde seu lançamento público. Para marcar a data, o jornal comunitário apresentou uma nova identidade visual e colocou no ar um novo site, criado para reunir notícias, cultura, memória, oportunidades e informações de interesse dos moradores.</p>



<p class="wp-block-paragraph">A comemoração representa o primeiro ano de atuação pública do projeto, mas a história do coletivo começou antes da primeira publicação nas redes sociais.</p>



<p class="wp-block-paragraph">As conversas iniciais surgiram em junho de 2024, quando moradores e ativistas começaram a discutir a criação de uma nova frente de comunicação para Manguinhos. A iniciativa nasceu da necessidade de construir uma comunicação feita a partir do território, com a linguagem, os olhares e as experiências de quem vive diariamente na comunidade.</p>



<p class="has-medium-font-size wp-block-paragraph"><strong>Um ano de preparação antes do lançamento</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Em vez de criar uma página e começar imediatamente a publicar, o grupo decidiu dedicar quase um ano à preparação do projeto.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Entre agosto de 2024 e julho de 2025, os integrantes priorizaram a formação interna, a troca de conhecimentos e o fortalecimento dos vínculos com o território. Durante esse período, participaram de eventos, acompanharam debates, conversaram com moradores e buscaram compreender as pautas, as urgências e as potencialidades de Manguinhos.</p>



<p class="wp-block-paragraph">A escolha foi resumida pelo coletivo em uma frase: <strong>“Primeiro escutar, depois comunicar.”</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">A proposta era evitar que o Manguinhos On-line se tornasse apenas mais uma página em busca de alcance nas redes sociais. Antes de publicar, o grupo buscou construir uma identidade própria e uma relação de confiança com as pessoas que vivem no território.</p>



<p class="wp-block-paragraph">O lançamento público aconteceu em 14 de julho de 2025, data escolhida por coincidir com o Dia da Liberdade de Pensamento. Naquele momento, os princípios discutidos durante o período de preparação começaram a se transformar em reportagens, entrevistas, coberturas e conteúdos de prestação de serviço.</p>



<p class="has-medium-font-size wp-block-paragraph"><strong>Comunicação feita por quem vive Manguinhos</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">Desde o início, o objetivo não foi apenas apresentar uma imagem “positiva” da favela. A proposta é ampliar o que pode ser considerado notícia e mostrar Manguinhos em toda a sua complexidade, incluindo seus problemas, reivindicações, memórias, iniciativas culturais e formas de organização comunitária.</p>



<p class="wp-block-paragraph"><strong>“Manguinhos deve ser narrado por quem conhece, vive e constrói o território”</strong>, afirma o coletivo em sua apresentação institucional.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Durante operações policiais, por exemplo, a cobertura busca mostrar os efeitos da violência sobre a rotina dos moradores, como a interrupção das aulas, o fechamento de unidades de saúde e o impacto sobre crianças, trabalhadores e famílias.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Ao mesmo tempo, o jornal procura não limitar a comunidade às notícias sobre violência. Festas, projetos culturais, histórias de moradores, iniciativas sociais, oportunidades e conquistas da juventude também fazem parte da cobertura.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Nesse processo, o morador não aparece apenas como personagem de uma notícia. Ele é reconhecido como parte da construção das pautas, das histórias e dos sentidos produzidos pelo projeto.</p>



<p class="has-medium-font-size wp-block-paragraph"><strong>Decisões construídas coletivamente</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">O Manguinhos On-line também adotou uma forma horizontal de organização. O coletivo não possui editor-chefe nem uma única pessoa responsável por definir os rumos do projeto.</p>



<p class="wp-block-paragraph">As pautas, coberturas, formatos e decisões são discutidos em conjunto, com responsabilidades compartilhadas entre os integrantes. Da escolha do tema até a publicação, as diferentes etapas passam pelo debate coletivo.</p>



<p class="wp-block-paragraph">A estrutura busca evitar a concentração das decisões e transformar o próprio trabalho de comunicação em um espaço de aprendizado, no qual todos podem propor, ensinar e aprender.</p>



<p class="wp-block-paragraph">O processo costuma começar nas conversas, nos acontecimentos, nas demandas e nas potencialidades do território. Depois, o coletivo discute a pauta, o olhar e a abordagem que serão adotados. Em seguida, vêm a apuração, as entrevistas, os registros, a escrita e a edição.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Após a publicação, os comentários, relatos e sugestões dos moradores ajudam a abrir novas conversas e podem gerar outras pautas.</p>



<p class="wp-block-paragraph"><strong>“A comunicação não termina na publicação”</strong>, destaca o grupo.</p>



<p class="has-medium-font-size wp-block-paragraph"><strong>Novo site amplia atuação do projeto</strong></p>



<p class="wp-block-paragraph">O primeiro aniversário também marca uma nova etapa do Manguinhos On-line. Com a nova identidade visual, o projeto passa a utilizar uma marca em azul e branco, com um traço inspirado nas casas e na paisagem urbana do território.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Já o novo site amplia o espaço disponível para organizar e aprofundar os conteúdos. Além das notícias, a plataforma reúne informações sobre cultura, memória, oportunidades, agenda, entrevistas e outros formatos produzidos pelo coletivo.</p>



<p class="wp-block-paragraph">A criação de um espaço próprio também permite preservar as reportagens e construir um acervo sobre o cotidiano de Manguinhos, sem depender exclusivamente da circulação das publicações nas redes sociais.</p>



<p class="wp-block-paragraph">Ao longo do primeiro ano, o retorno dos moradores tornou-se uma das principais formas de avaliar o trabalho. Para o coletivo, comentários de pessoas que se reconhecem nas histórias publicadas possuem um significado que vai além dos números de curtidas, visualizações ou compartilhamentos.</p>



<p class="wp-block-paragraph">A proposta para os próximos anos é continuar ampliando a participação da comunidade e fortalecendo uma comunicação comprometida com os direitos, a memória, a cultura e a vida cotidiana do território.</p>



<p class="has-medium-font-size wp-block-paragraph"><strong>“Feito com o território, para o território e junto com quem vive nele.”</strong><br></p>
]]></content:encoded>
					
					<wfw:commentRss>https://manguinhosonline.com.br/manguinhosonline-com-br-manguinhos-online-completa-1-ano/feed/</wfw:commentRss>
			<slash:comments>0</slash:comments>
		
		
			</item>
		<item>
		<title>Arquivo Preto &#8211; Capítulo 2: Carolina Maria de Jesus</title>
		<link>https://manguinhosonline.com.br/arquivo-preto-capitulo-2-carolina-maria-de-jesus/</link>
					<comments>https://manguinhosonline.com.br/arquivo-preto-capitulo-2-carolina-maria-de-jesus/#respond</comments>
		
		<dc:creator><![CDATA[Adriano Rodrigues]]></dc:creator>
		<pubDate>Wed, 06 May 2026 20:00:03 +0000</pubDate>
				<category><![CDATA[Cultura]]></category>
		<category><![CDATA[História e memória]]></category>
		<category><![CDATA[Arquivo Preto]]></category>
		<category><![CDATA[Carolina Maria de Jesus]]></category>
		<category><![CDATA[Favela]]></category>
		<category><![CDATA[Literatura negra]]></category>
		<category><![CDATA[Quarto de Despejo]]></category>
		<guid isPermaLink="false">https://manguinhosonline.com.br/?p=1405</guid>

					<description><![CDATA[Escritora, catadora de papel, compositora e pensadora brasileira, Carolina Maria de Jesus transformou a vida na favela do Canindé em literatura e se tornou uma das vozes mais importantes para compreender o Brasil.]]></description>
										<content:encoded><![CDATA[<p class="PDq2pG_selectionAnchorContainer" data-start="1155" data-end="1365">Carolina Maria de Jesus não foi apenas “a favelada que escreveu um diário”. Foi escritora, poeta, compositora, observadora do cotidiano e uma das intérpretes mais fortes da desigualdade brasileira no século 20.</p>
<p data-start="1367" data-end="1744">Nascida em Sacramento, Minas Gerais, em 14 de março de 1914, Carolina estudou pouco quando criança, mas construiu uma relação intensa com a leitura e a escrita. Depois de passar por cidades do interior paulista, chegou a São Paulo em 1947 e se instalou na favela do Canindé, onde trabalhava como catadora de papel para sustentar a família.</p>
<p data-start="1746" data-end="2070">Foi nesse cenário que ela escreveu os diários que dariam origem a <strong data-start="1812" data-end="1857">Quarto de despejo: diário de uma favelada</strong>, publicado em 1960 pela editora Francisco Alves. A obra transformou anotações feitas em cadernos encontrados no lixo em um dos livros mais marcantes da literatura brasileira.</p>
<h2 data-section-id="1f3ar4f" data-start="2072" data-end="2121">O livro que colocou a favela no centro do país</h2>
<p data-start="2123" data-end="2458">Publicado em 19 de agosto de 1960, <strong data-start="2158" data-end="2179">Quarto de Despejo</strong> teve impacto imediato. Segundo o Instituto Moreira Salles, a primeira edição teve tiragem de 10 mil exemplares, vendeu 600 livros apenas na noite de autógrafos e ultrapassou 100 mil exemplares vendidos no primeiro ano, com várias reedições.</p>
<p data-start="2460" data-end="2741">O sucesso não ficou restrito ao Brasil. A obra começou a ser traduzida menos de um ano depois da publicação e circulou em países como Argentina, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Cuba, União Soviética, Turquia e Irã.</p>
<p data-start="2743" data-end="2933">Mas a importância de Carolina não está apenas nos números. Sua escrita mostrou que a favela não era silêncio, ausência ou atraso. Era lugar de pensamento, denúncia, criação e análise social.</p>
<h2 data-section-id="zsey0x" data-start="2935" data-end="2961">A escrita como denúncia</h2>
<p data-start="2963" data-end="3212">Em seus diários, Carolina registrou fome, pobreza, racismo, maternidade, violência, trabalho, política, vizinhança e abandono do poder público. Ela escrevia a partir da favela, mas não escrevia de forma pequena. Seu olhar alcançava a cidade inteira.</p>
<p data-start="3214" data-end="3565">A expressão “quarto de despejo” era uma imagem dura: para Carolina, a favela era o espaço onde a cidade jogava aquilo que não queria ver. A metáfora permanece atual porque ainda ajuda a pensar como o Brasil trata seus territórios populares: como lugares lembrados em tempos de tragédia, mas esquecidos quando se fala em direito, investimento e futuro.</p>
<p data-start="3567" data-end="3766">A força da obra está justamente nessa inversão. Carolina não esperou que alguém falasse por ela. Escreveu sua própria experiência, nomeou a desigualdade e transformou a favela em centro da narrativa.</p>
<h2 data-section-id="12595w9" data-start="3768" data-end="3792">Mais do que um diário</h2>
<p data-start="3794" data-end="4267">Durante muito tempo, parte da crítica tentou reduzir Carolina a um caso curioso: uma mulher pobre, negra, catadora, que escreveu um diário. Essa leitura é limitada. Carolina foi autora de uma produção ampla, que incluiu diários, romances, poesia, teatro, provérbios, autobiografia e contos. O IMS destaca que ela também teve atuação como compositora, cantora e artista circense, classificando sua trajetória como a de uma multiartista.</p>
<p data-start="4269" data-end="4540">Depois de <strong data-start="4279" data-end="4300">Quarto de Despejo</strong>, Carolina publicou <strong data-start="4320" data-end="4368">Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada</strong>, em 1961. Também deixou manuscritos e obras que continuaram sendo organizadas e publicadas após sua morte, como <strong data-start="4481" data-end="4501">Diário de Bitita</strong>.</p>
<p data-start="4542" data-end="4682">Essa produção mostra que Carolina não deve ser lida apenas como testemunha da pobreza. Ela deve ser reconhecida como intelectual brasileira.</p>
<h2 data-section-id="4maj8e" data-start="4684" data-end="4717">Carolina e a crítica ao Brasil</h2>
<p data-start="4719" data-end="4990">A obra de Carolina incomoda porque desmonta a ideia de um Brasil cordial, justo e integrado. Ela escreve sobre a fome sem romantizar a pobreza. Fala da favela sem transformá-la em cenário exótico. Mostra a dureza da vida sem retirar humanidade das pessoas que vivem nela.</p>
<p data-start="4992" data-end="5355">Sua literatura também confronta a forma como o país costuma tratar autores negros e periféricos. Durante décadas, Carolina foi lida mais como “personagem” do que como escritora. Hoje, sua obra vem sendo retomada por universidades, escolas, movimentos sociais, editoras, coletivos culturais e pesquisadores que reconhecem sua centralidade na literatura brasileira.</p>
<p data-start="5357" data-end="5577">Em 2021, a UFRJ concedeu a Carolina Maria de Jesus o título póstumo de doutora honoris causa, em reconhecimento à relevância de sua obra para a literatura e para a luta antirracista.</p>
<h2 data-section-id="1hoh7nz" data-start="5579" data-end="5617">A favela sempre produziu pensamento</h2>
<p data-start="5619" data-end="5768">Para um jornal comunitário como o Manguinhos On-line, falar de Carolina Maria de Jesus também é falar sobre quem tem o direito de narrar a realidade.</p>
<p data-start="5770" data-end="6026">Durante muito tempo, favelas e periferias foram tratadas apenas como tema de reportagem, objeto de pesquisa ou cenário de problema social. Carolina mostrou outro caminho: o morador também interpreta, escreve, denuncia, cria linguagem e produz conhecimento.</p>
<p data-start="6028" data-end="6205">Essa é uma lição fundamental para qualquer comunicação comunitária. A favela não precisa esperar autorização para pensar o Brasil. Ela já pensa. Ela já escreve. Ela já comunica.</p>
<h2 data-section-id="11xwg9t" data-start="6207" data-end="6216">Legado</h2>
<p data-start="6218" data-end="6499">Carolina Maria de Jesus morreu em 13 de fevereiro de 1977, em Parelheiros, São Paulo. Mas sua obra continua viva porque ainda fala de questões que o Brasil não resolveu: fome, moradia, racismo, desigualdade, invisibilidade e direito à palavra.</p>
<p data-start="6501" data-end="6635">No segundo capítulo do <strong data-start="6524" data-end="6541">Arquivo Preto</strong>, Carolina aparece como aquilo que sempre foi: uma escritora fundamental para entender o país.</p>
<p data-start="6637" data-end="6828">Ela transformou cadernos encontrados no lixo em literatura. Transformou dor em denúncia. Transformou cotidiano em documento histórico. E mostrou que a favela nunca foi ausência de pensamento.</p>
<p data-start="6830" data-end="6931" data-is-last-node="" data-is-only-node="">A favela sempre produziu pensamento. Carolina Maria de Jesus escreveu isso para o Brasil inteiro ler.</p>
]]></content:encoded>
					
					<wfw:commentRss>https://manguinhosonline.com.br/arquivo-preto-capitulo-2-carolina-maria-de-jesus/feed/</wfw:commentRss>
			<slash:comments>0</slash:comments>
		
		
			</item>
	</channel>
</rss>
